Translate

sexta-feira, 11 de março de 2011

O Povo Cigano e sua Bandeira

O Povo Cigano

Os ciganos são um povo festeiro. Adoram festas, no seu dia-a-dia, uma simples reunião pode transformar numa festa. O acampamento num dia desses ao festejar as força do sol e da lua cheia, é só alegria.
Imagine-se hoje, num acampamento cigano. A fogueira está acesa: a musica, a dança são alegrias nos invadindo. Um tapete grande e colorido, os salgados, as frutas, e os doces que são servidos a vontade. As ciganas são mulheres de cabelos longos e roupas coloridas a vontade.

 As ciganas são mulheres de cabelos longos e roupas coloridas. Os pés descalços para permitir o contacto com o solo. Os ciganos com camisas de cores vivas, botas, coletes, lenços ou chapéus. A fogueira lançando ao alto suas chispas espalha uma luz alaranjada.

Os ciganos tomam seus violinos, violões, acordeons. Penetram noite a dentro a tocar enquanto as ciganas dançam ao redor da fogueira... sua dança tem por base o movimento das mãos e o balançar de suas saias.

As ciganas não dançam por obrigação, e sim por prazer. Ciganos dançam até o sol nascer, pedem sua benção e agradecem o novo dia que vem surgindo. Despedem-se da lua e vão se recolher.

Os ciganos, apesar de viverem em acampamentos eles possuem uma bandeira, um hino e idioma próprio (romanês)

A BANDEIRA CIGANA


A bandeira como está foi instituída como símbolo internacional de todos os ciganos do mundo no ano de 1971, pela internacional Gypsy
Committee Organized, no first world Romani Congress (primeiro congresso mundial cigano), realizado em Londres.

Seu significado
A roda vermelha no centro simboliza a vida, representa o caminho a percorrer e o já percorrido, a tradição como continuísmo eterno, se sobrepõe ao azul e ao verde com seus aros representando a força do fogo, da transformação e movimento.

O azul
Representa os valores espirituais, a paz, a ligação do consciente com os mundos superiores, significando a libertação e a liberdade.

O verde
Representa a mãe natureza, a terra, o mundo orgânico (subterrâneo), a força e a luz do crescimento vinculado com as matas, com os caminhos desbravados e abertos pelos ciganos. Representa o sentimento de gratidão e respeito pela terra, o que ela nos oferece, de preservação pela natureza. Simboliza também a relação de respeito por tudo que ela nos oferece proporcionando a sobrevivência do homem e a obrigação de ser respeitada pelo homem que dela retira seus suprimentos, devendo mantê-la defesa.

Fonte: By Marcelo e Solange Ruiz

Um comentário:

  1. Muito legal termos esse espaço para conhecer mais deste povo cigani que eu amo.
    Parabéns, Grazia!

    ResponderExcluir